Gerenciamento de estoque para pequenas empresas

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O estoque excedente pode drenar o dinheiro de qualquer negócio no varejo. O contrário também, um estoque insuficiente pode significar clientes frustrados e vendas perdidas, entre outros custos.

Basta procurar alguns dos maiores varejistas do Brasil para obter exemplos de falhas de estoque que prejudicam os resultados financeiros, a reputação ou ambos.

As ações da empresa americana Gap Inc. caíram quando o varejista revelou problemas de estoque que levaram a uma cobrança de US $ 28 milhões, promoções e margens pressionadas no primeiro trimestre. A Gap teria dito que estava “pesado no estoque” e tinha problemas com o “tempo de fluxo do estoque”.

Problemas de gerenciamento de estoque também representaram problemas de receita ao longo de vários trimestres de outro grande varejista, a Nike .

Mas não se iluda achando que as pequenas empresas de e-commerce estão imunes à necessidade de um bom controle de estoque. Quer você esteja empacotando mercadorias para sua loja em sua sala de estar ou despachando-as de uma fábrica ou depósito, é importante que você acompanhe e gerencie cuidadosamente o estoque para evitar atrasos, gafes de pedidos ou outros problemas.

A quantidade certa

Ter os produtos certos disponíveis para atender à demanda do cliente – sem exagero – é fundamental para operações harmoniosas, satisfação do cliente e resultados financeiros.

Para evitar excesso de estoque, o ideal é ter em estoque apenas o que você sabe que pode vender. O excesso de oferta de estoque sazonal é especialmente problemático, mas excedentes de qualquer tipo podem significar custos significativos de armazenamento, dívidas e redução do fluxo de caixa.

Para evitar a escassez, esteja ciente de quanto tempo você leva para vender um determinado produto e dê a si mesmo um prazo de entrega adequado para fazer novos pedidos, levando em consideração possíveis empecilhos.

Várias ferramentas de software prometem automatizar e facilitar o gerenciamento de estoque por meio de análises e previsões sofisticadas e uma imagem em tempo real de seu estoque disponível, entre outros recursos.

Ferramentas de inventário da FlitCommerce

Na FlitCommerce você encontra várias funções para ajudá-lo a gerenciar o estoque. Nosso sistema de gerenciamento de pedidos permite que uma loja online gerencie centenas de produtos ou apenas alguns, ajudando até mesmo empreendedores de varejo iniciantes a controlar o estoque de forma eficiente.

Mantendo a contagem

As ferramentas da FlitCommerce permitem que você mostre aos clientes o número de itens restantes no estoque – um meio eficaz de estimular as vendas de itens com pouco estoque e evitar mal-entendidos se aquela camisa ou sabonete artesanal estiver em falta. Afinal, você não precisa de clientes irritados exigindo saber por que você aceitou pedidos e cobrou de seus cartões de crédito por itens que não estão disponíveis. 

Um bom sistema de gerenciamento de estoque também permite rastrear mercadorias em mais de uma loja física ou virtual.

Se você tem uma loja na Avenida Paulista e uma loja na FlitCommerce pode conectar ambos os estoques em seu painel para rastrear e sincronizar suas vendas.

Mantenha-se Organizado

As ferramentas da FlitCommerce também ajudam a gerenciar os pedidos profissionalmente, permitindo que você atualize o status do pedido durante o estágio de atendimento, filtre os pedidos por status e pesquise por nome do cliente, CEP, cidade, número de telefone ou número do pedido.

Mantenha sua loja organizada organizando os produtos por categoria, tornando as compras mais fáceis para os clientes e, ao mesmo tempo, mantendo o controle de estoque organizado para você. Usando seu painel de administrador, você pode pesquisar produtos por categoria, descrição, SKU ou nome.

Quaisquer que sejam as ferramentas que você usa, monitorar seu estoque em tempo real e certificar-se de que possui suprimentos adequados de materiais e mercadorias são essenciais para manter sua pequena empresa funcionando sem problemas e principalmente gerando lucros.

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