Como tirar fotos de produtos profissionais com pouco investimento?

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A fotos de produtos são as estrelas de qualquer e-commerce Uma loja online pode ter os melhores textos, os produtos mais inovadores e o logotipo mais bem desenhado, mas se não tiver boas fotos é muito provável que não consiga muitas vendas.

Por outro lado, se conseguir tirar fotos de boa qualidade, com uma estética profissional e harmoniosa e com conteúdos originais, vai conseguir um site muito mais atrativo, que o convida a navegar e a melhorar a percepção, inspirando confiança.

As imagens dos produtos, juntamente com a descrição, são as informações mais próximas do produto que o usuário possui no momento da compra. Através dessas imagens você deve transmitir todas as características do produto, destacar suas vantagens e detalhar quais os motivos pelos quais devem comprá-lo.

Por isso, é imprescindível que você preste muita atenção às imagens que configura nos produtos de sua loja, para que você aproveite o momento em que o usuário estiver visualizando seu produto e demonstrando interesse por ele. 

4 idéias para tirar a melhores fotos para sua loja online

 

  • Traga seu produto o mais próximo possível do usuário.

Como o usuário não poderá tocar no produto antes de comprá-lo, uma boa forma de aproximá-lo dessa experiência é tirando fotos ampliadas das texturas dos produtos e dos materiais com os quais é feito.

Por exemplo, se você vende almofadas, pode tirar fotos dos diferentes padrões, texturas e tecidos que usa para fazê-las.

Transmita as texturas

  • Prepare um mini estúdio fotográfico

Você não precisa de um grande investimento para construir seu próprio estúdio fotográfico! Existem lojas que vendem a caixa com luzes de led e fundo branco, mas você também pode montá-la sozinho com alguns elementos:

  • Fundo neutro: pode-se usar como base uma superfície leve com acabamento fosco, como uma mesa, e depois, como fundo, escolher uma parede branca onde os produtos se destaquem.
  • Iluminação natural: tente tirar as fotos perto de uma janela ou fonte de luz natural. Usar a luz ambiente evitará o uso de flash (queima as fotos e não pode ser corrigido facilmente) e também, vai te dar uma tonalidade uniforme em todas as imagens que você tirar . No caso de você não conseguir tirar as fotos perto de uma janela, você pode montar uma mini caixa de luz artificial com caixa de papelão. Vai demorar um pouco mais, mas será muito útil para resolver o problema de iluminação.
  • Suporte: você já tem a superfície para apoiar seus elementos e a iluminação para destacá-los. Agora você deve definir como segurar a câmera ou o celular com o qual vai tirar as fotos. O ideal é usar um tripé, mas caso não tenha, você pode montar um estande com caixas, livros, cadernos e outros materiais que permitem segurar a câmera na mesma posição, evitando movimentos e em uma altura conveniente.

 

  • Construa uma composição de elementos

Você já tem o cenário configurado para tirar as fotos e agora é hora de escolher como você vai tirar as fotos, com quais produtos e de que forma eles serão localizados.

Por um lado, o ideal é que você tire o máximo de fotos possível, para coletar muitas fotos e ter material por alguns meses. Pensando nisso, você pode aproveitar e tirar fotos de cada produto individualmente, além de criar composições entre diversos produtos e elementos extras que agregam um diferencial à estética de suas imagens.

Lembre-se que deve sempre deixar espaços nas fotografias, ou seja, os produtos não ocupam toda a imagem.

Como fazer uma boa composição? Pense em todas as alternativas que o usuário tem para buscar seus produtos: pode ser por categoria, por cor, por material, ou mesmo por motivos especiais (por exemplo, presentes para o dia de um amigo, itens para levar nas férias, etc).

Tendo definido esses critérios, você pode escolher como vincular seus produtos e exibi-los na mesma imagem. Além disso, você também pode brincar com outros elementos que participam da montagem do próprio produto, como os materiais, ou elementos relacionados ao produto e que podem contextualizar a imagem.

Sempre fotografe produtos relacionados

  • Use uma paleta de cores consistente

O ideal é que todas as fotos dos seus produtos estejam alinhadas com a imagem da sua marca e mantenham uma estética coerente com toda a sua comunicação.

Se os produtos que você vende têm cores semelhantes ou estão localizados em uma faixa de cores específica, esta etapa será um pouco mais fácil para você. 

Caso isso não aconteça e seus produtos sejam diferentes em termos de tons e cores, sugerimos que ao editar as imagens, você escolha um filtro que funcione com a maioria das suas cores e aplique em todas as fotos. Desta forma, você estaria unificando todas as imagens com a mesma gama de cores e estilo.

Uma informação importante neste ponto é que a gama de cores mostrada nas imagens deve ser o mais realista possível. Se procura o mais alto nível de fidelidade entre as cores reais e as das fotos, evitará reclamações futuras de clientes que receberam produtos que consideraram de uma cor diferente.

Resumindo, é fundamental que ao tirar as fotos dos seus produtos dedique um pouco mais de tempo, pois serão essas imagens que definirão a qualidade da sua loja online e a percepção que o usuário tem da sua marca.

Quanto mais profissional for a aparência da sua loja, mais confiança você irá gerar nas visitas e mais chances elas se tornarão compradores. Além disso, o ideal é que você experimente inovar com estilos originais na hora de tirar fotos, para que possa dar sua marca e assim construir uma identidade visual que o identifique.

Se você deseja editar ou adicionar um filtro, deixamos alguns programas de design fáceis de usar: PicMonkey , Fotor ou Canva

Você verá como suas vendas aumentarão depois de adicionar fotos de alta qualidade à sua loja online.

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