Como preparar a logística para as festas de fim de ano

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O mês de dezembro pode se tornar o pior pesadelo se o seu ponto forte não for organização e planejamento. Continuando com a série de artigos que antecedem nosso curso gratuito de preparação do seu e-commerce para as festas de fim de ano, desta vez vamos dar uma série de dicas para chegar preparado com a logística e não decepcionar seus clientes.

Revise seu processo desde o recebimento do produto até o envio 

Não importa se você recebe 10 vendas semanais ou 100, ter um detalhamento preciso do processo operacional uma vez que um pedido de compra é recebido até a entrega final do produto, pode ajudá-lo a identificar quais processos são mais fracos, quais podem ser melhorados e quais demandam mais tempo.

Ao receber o pedido, verifique quem é o responsável pelo processamento / recebimento, quanto tempo leva para a busca do produto e da embalagem (definir se as características da embalagem terão particularidades para essas datas), como é feito o processo de envio a partir do depósito no endereço, filial ou loja.

Depois de identificar todos os pontos, verifique quanto tempo leva todo o processo? Existe um ponto crítico no processo que lhe causou problemas anteriormente? O seu provedor de logística de remessa tende a cumprir os prazos de entrega? Algo pode ser feito para reestruturar o processo ou torná-lo mais eficiente ou mais rápido?

Antecipe o estoque.

Por um lado, você deve fazer uma contagem detalhada do estoque para saber em profundidade a mercadoria que tem à venda e, embora possa ser algo óbvio, não se esqueça de atualizá-lo no seu painel de administração.

Identifique os produtos que você vai vender sob demanda e qual será o prazo de compra para que você possa cumprir rigorosamente a entrega. Em datas especiais como Natal ou Réveillon, é importante cumprir as entregas à risca, pois a maioria dos pedidos são provavelmente presentes.

Um descumprimento na data de entrega não afetará apenas a imagem da sua marca, mas certamente causará reclamações de clientes indignados nas redes sociais e pelo telefone que vão resultar na devolução da compra e em grande dor de cabeça.

Depois de conhecer o procedimento em detalhes e definir se usará embalagens diferenciadas, você saberá exatamente quais elementos físicos precisará para concluir cada pedido. Verifique seu estoque, a última coisa que você quer é perceber no último minuto que você não tem mais rótulos ou embalagens para terminar de enviar seus pedidos.

Defina como você organizará as remessas de artigos semana a semana.

Estude e analise todas as possibilidades de envio com as contas tanto na plataforma quanto na sua região e avalie quais atendem às necessidades da loja.

Inclua informações sobre envios em todos os lugares, incluindo banners, redes sociais e principalmente na loja (principalmente se você tiver um diferencial como frete grátis, será uma boa estratégia publicitária). Não se esqueça de detalhar o prazo de compras e pedidos para que os pedidos cheguem no prazo.

O melhor a fazer é montar um calendário semanal de como você pode organizar as vendas para vender mais.

Lembre-se que um dos pontos críticos de um e-commerce é a comodidade e envio, portanto os custos de frete que você oferece podem ser um diferencial para um cliente escolher você em vez de outra loja.

Ofereça frete grátis.

Como mencionamos no ponto anterior, os custos de envio são um fator determinante quando se trata de e-commerce, a ponto de ser um dos principais motivos pelos quais as pessoas abandonam seus carrinhos. Ter a opção de frete grátis ou para compras acima de determinado valor pode ser uma boa estratégia não só para aumentar o ticket médio, mas também para aumentar as taxas de conversão.

Você deve ter em mente que nem sempre é econômico, principalmente se sua empresa está localizada na cidade e você envia para o resto do país. Nesse caso, se você deseja oferecer frete grátis para todos, deve primeiro analisar o impacto que isso terá em suas margens.

Outra opção é que você ofereça uma taxa fixa para envios e decida absorver parte dos custos e continuar sendo a melhor opção para seus clientes.

Considere a opção de adicionar uma entrega expressa (no dia ou em 24 horas).

Em algumas cidades, existem alternativas de envio diurno, ou você tem sua própria opção de logística, ou talvez encontre disponível a opção de serviços por aplicativos como a Loggi ou Rappi e pode oferecer frete expresso como opção dentro de um determinado raio , pois há clientes que preferem pagar mais para ter o produto no mesmo dia.

Avalie se alguma dessas opções se encaixa no que você vende em sua loja e se você tem a capacidade de absorver esse tipo de logística.

Ofereça uma opção de retirada na loja.

Muitos clientes valorizam lojas que têm várias opções de envio ou uma opção de coleta gratuita em uma local. Você pode oferecer outros tipos de alternativas, como um ponto de saque em uma loja, um escritório ou um endereço particular.

Reveja as suas perguntas mais frequentes.

Se você ainda não tem uma seção de perguntas frequentes, este é o momento certo para escrevê-las. Nela deverá incluir todas as dúvidas que recebe com frequência, desde prazos de entrega, custos de envio, devoluções em loja ou online e tudo o que considere necessário.

Os usuários tendem a ir a essas seções para encontrar as respostas às suas perguntas, especialmente em relação ao envio, e se eles não encontrarem as respostas aqui, provavelmente vão querer entrar em contato com você, portanto, são essenciais e você economizará muito tempo.

Preste atenção às perguntas.

É provável que as dúvidas aumentem neste momento, por isso certifique-se de ter um canal aberto para as dúvidas que possam surgir e, acima de tudo, responda rapidamente, para que possa capitalizar rapidamente o interesse do cliente.

Crie uma experiência incrível de embalagem.

Como mencionamos anteriormente, a maioria dos pedidos provavelmente será um presente para outras pessoas. Incluir suas informações comerciais e de mídia social na embalagem pode ser uma boa maneira de garantir que o destinatário conheça e se lembre de você.

Nesse nosso outro artigo, mostramos como você pode oferecer uma experiência única de compra para o seu cliente de uma forma simples.

Gostou desse conteúdo? Em breve vamos lançar um curso gratuito e exclusivo para você se preparar para o fim do ano, vamos disponibilizar além do curso diversos materiais gráficos para você utilizar em suas redes sociais e loja. Se inscreva em nossa newsletter e seja um dos primeiros a ter acesso ao curso e material de forma gratuita.

 

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